Holla,
Aqui vai o meu projecto para a minha fishroom.
Antes de mais os meus agradecimentos a todos que têm contribuído com ideias e sugestões para este projecto e as minhas desculpas por estar a escrever em Portugues.
Apesar de ainda não estar terminado vou começar a colocar a descrição e fotos da evolução do projecto de forma a receber sugestões vossas.
Nota: Este “artigo” foi escrito para o "EL Killiclube" e não deve ser utilizado em outros sites sem a autorização do José Tauste e da minha pessoa.
Resumo:Aquários:- 40 Aquários de 40 cm
- 20 Aquários de 50 cm
- 06 Aquários de 60 cm
- 03 Aquários de 80 cm
- 06 Aquários de 1,20 cm
- 20 Aquários de 30 cm (caixas de transporte)
- ...
Nota; alguns dos aquários vão ter habitantes e outros a aguardar pelas criações ?
Espero trazer algumas coisas da convenção SEK e da DKG 2008.

Aceito Rivulus
Filtros: De canto (Comprados em Espanha ao nosso amigo Paco)
Aquecimento: Aquecedor a óleo e em alguns termóstatos de 25 w
Alimentação de ar: tubos a correrem pela Sala
Água: • 2 Bidões de 250 Litros em repouso
• Furo artesiano (30.000 Litros/hora)
Foto 1 – Construção da Fishroom
Durante a construção da minha nova casa aproveitei para arranjar um quarto para alojar os peixes.
Foto 2 – Pontos de esgoto
Como estava a fazer a fishroom de raiz aproveitei e coloquei 4 pontos de esgotos distribuídos em duas paredes a 2 alturas distintas, um a 0,80 m e outro a 1,80 m.
Posteriormente irei colocar um sistema de descarga automática para os esgotos da água recolhida dos aquários com mais de x semanas.
Foto 3 – Pontos de Electricidade
Dos pontos de electricidade que estavam colocados na parede juntos aos pontos de esgoto, fiz uma derivação para 18 novos pontos (numa das paredes) ao nível das estantes.
Foto 4 – Tubos de arTodos os tubos de ar foram colocados dentro das caixas das tomadas.
Para cada aquário sai um tudo da caixa que irá ligar directamente ao filtro de canto existente em cada aquário.
Foto 5 – Inicio das mudanças
Na 1º fase das mudanças levei 32 aquários para as novas instalações.
Como ainda não tinha a fishroom preparada tive que os deixar noutra sala.
Agora vem a fase de colocar todos estes meninos em 2 estantes !!!
Foto 6 – Primeiras estantes montadas.
Estes aquários têm sumps individuais onde existe um filtro de ar e se necessário a possibilidade de colocar um termóstato em cada um.
Actualmente parte dos aquários já têm habitantes estando os outros a aguardar por novos habitantes e pelas criações dos actuais Killis.
Fase 2 - Estantes dos aquários de 50 cm
Após ter terminado a 1ª fase comecei a mudança dos aquários que tinha na outra casa. Para quem conhecia tinha os killis numa garagem em 3 estantes com aquários de 50 cm e 2 baterias de aquarios.
Entretanto comprei mais....

Durante a mudança trouxe os killis em sacos de transporte colocando-os em pequenos aquários de plástico durante a montagem das estantes e limpeza dos aquários de 50 cm.
Futuramente irei furar os aquarios para colocar um sistema de troca de água automática como sugerido pelo nosso amigo Ricardo Santos e de Juan Carlos Rubio.
Como só tenho tido tempo aos fins de semana os killis ficaram uma semana nestes aquários.
Fim da 1ª fase.Durante as próximas semanas vou publicando a continuação deste artigo.
Entretanto agradeço os vossos comentários...
O meu endereço de email alterou pelo que agradeço que alterem o mesmo para:
luís.m.santos@live.com.ptUm abraço e vemo.nos na SEK 2008
Luis